Estilo masculino: 5 passos fáceis para fazer a limpa nas peças encostadas

2019 começou e nada melhor do que começar o ano cheio de estilo, revisitando os itens de seu armário. Fazer a limpa nas peças abre espaço para o novo e renova as energias para que o ano seja incrível e você esteja mais próximo de alcançar suas metas.

Um guarda-roupa abarrotado não é sinônimo de estilo, mas muitas vezes é sinônimo de perda de tempo na hora de escolher as peças e se vestir. Neste post, darei 5 dicas para você aplicar já e começar o ano com um guarda-roupa mais prático, fazendo com que você economize tempo todas as manhãs e alcance suas metas de 2019 usando sua imagem pessoal como aliada. Veja os passos:

1- Veja tudo o que tem

Segundo Marie Kondo, autora do livro “A Mágica da Arrumação”, quando vamos arrumar a casa, começamos pelas roupas. Ela sugere que você tire todas as roupas do armário, do cesto de roupa-suja, as espalhadas pela casa e as coloque em pilha em cima da cama. Assim você terá noção do volume que tem.

Antes de tudo, você precisa saber que não há certo ou errado na quantidade de roupas que um guarda-roupa deve ter, mas esta técnica lhe trará consciência de que podem haver peças demais ou de menos. Um guarda-roupa funcional geralmente é enxuto, onde as roupas combinam entre si e promovem várias combinações.

 

Marie Kondo, na série da Netflix
Marie Kondo, na série da Netflix

[cta id=”854″ vid=”0″]

2- Pegue cada peça e responda à estas perguntas

A Técnica de Marie Kondo diz para pegarmos cada uma das peças e pensar se traz alegria ou não. Se sim, a peça fica e se não, agradecemos e descartamos. Além disso, na minha opinião, devemos responder à mais algumas perguntas. Então, se a peça dá alegria, responda:

– Ainda me serve?

– Usei no último ano?

– Está em bom estado de conservação? (Não possui bolinhas, furos, desbotados, manchas, etc.)

– Me representa? (passamos por várias mudanças em nossas vidas. Roupas que faziam sentido para mim ano passado, hoje não fazem mais. A roupa lhe representar ou não, está ligado ao nosso Estilo Pessoal)

– Fico bem com esta roupa? (Experimente!)

Por fim, se você responder que sim à todas a essas perguntas, fique com a peça! Se for algo de apego emocional, também guarde um lugar reservado para ela.

3- Separe as roupas descartadas

Após a separação, consequentemente temos três destinos possíveis para as roupas descartadas: lixo, doação ou venda.

Doar ou vender roupas
Doar ou vender roupas

As roupas que vão para o lixo são aquelas em ruim estado de conservação, com furos, manchas, bolinhas. Já as que estão em bom estado podem ser doadas ou vendidas (sim, vendidas!). Muitas vezes temos alguma peça de alguma marca bacana que usamos pouquíssimas vezes e que certamente rendem algum dinheiro. Você pode anunciar em grupos do Facebook ou em brechós online como o Enjoei.

4- Organize!

Eu não sou Personal Organizer, portanto neste ponto falarei de como eu gosto de organizar meu próprio guarda-roupa. Você pode seguir as dicas, procurar informações em livros ou internet ou até mesmo contratar um profissional especialista no assunto.

Gosto de agrupar as peças por tipo: camisas com camisas, calças com calças, pijamas com pijamas e assim por diante. As peças que ficam penduradas, eu agrupo por cores semelhantes. Assim fica fácil escolher a cor de acordo com meu humor do dia.

Na gaveta de camisetas, utilizei também a Técnica de dobra da Marie Kondo, onde as camisetas ficam de pé e quando eu abro a gaveta tenho uma visão geral de todas que tenho. Além de ter esta visão geral, certamente ganhamos mais espaço. Você pode aprender a dobradura no vídeo abaixo:

 

Para as cuecas, eu uso um organizador de gavetas. Fica mais fácil organizá-las guardando nos nichos.

Os sapatos eu guardo um pé na frente do outro. Além de ocupar pouco espaço, também tenho uma visão geral dos que tenho e me ajuda de manhã na hora de fazer as escolhas.

Organização Sapatos
Organização Sapatos

5- Mantenha organizado

Por fim, esta é a parte mais difícil. No dia a dia, guardar as coisas em seu devido lugar irá ajudar a manter a organização e a ganhar o tempo todas as manhãs.

[cta id=”854″ vid=”0″]


Espero que você consiga aplicar as dicas! Caso precise fazer esta limpa de maneira mais estratégica, analisando seu Estilo de Vida, as Cores que lhe deixam mais bonito, seu tipo físico e alinhando tudo isso aos objetivos de 2019, entre em contato! Será ótimo começar o ano com uma Consultoria de Imagem.

Um abraço,

Nic Marçal

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Fale comigo!