Sua empresa também aboliu o dress code e você ficou perdido? Ou você trabalhava em uma empresa formal e agora está em uma empresa mais casual? Se por um lado usar o que quiser no trabalho traz uma certa liberdade, por outro lado, traz uma responsabilidade maior. Isto por que a roupa que usamos diz muito sobre quem somos e como queremos ser vistos, influenciando diretamente em nossa marca pessoal.
No Itaú, a partir de julho de 2018, os funcionários podem ir vestidos da maneira que quiser. As duas únicas regras são: bom senso e cliente em primeiro lugar. O maior risco ao escolher a roupa para o trabalho é saber o quão casual você pode ir, pois excesso de casualidade traz uma imagem negativa de desleixo, que certamente fará com que seus objetivos profissionais (promoção ou aumento) se tornem mais difíceis de serem alcançados. O esforço para demonstrar às pessoas ao seu redor suas qualidades, competências e habilidades será bem maior.
Neste post, darei 5 dicas práticas para você não errar no Casual Profissional e mostrar o melhor de você em seu trabalho, sem correr riscos de parecer desleixado! Confira:
1- O tamanho das roupas
No ambiente profissional ou pessoal, a roupa deve lhe servir e cair perfeitamente. Evite roupas muito justas (transmite um certo exibicionismo, menos elegância) ou muito largas (chegam a transmitir desleixo).
Quando for usar t-shirts, o ideal é que seu comprimento vá até a altura onde os seus glúteos são mais salientes, para evitar que ao se levantar, mostre demais.
Já as calças, devem ser ajustadas na cintura para que não caiam ou escorreguem durante o dia. Mostrar o seu cofrinho no trabalho não é legal! Uma tendência masculina é dobrar a barra da calça para ela ficar mais curta, mas jamais use um tamanho menor que o seu.
[cta id=”854″ vid=”0″]
Se o seu trabalho permitir bermuda (boa parte das empresas que permitem o dress code casual permitem), evite as muito curtas. O ideal é que elas fiquem até dois dedos acima do joelho.
2- A modelagem das peças
As modelagens slim (mais ajustadas ao corpo) estão em alta, mas você deve fica atento às suas atividades durante o dia. Peças com o caimento reto ou regular são menos casuais, então é recomendado quando mesmo dentro do ambiente casual, você deve transmitir uma certa formalidade. Deixe as peças de caimento slim para o dia a dia.
Além do corte, você deve se atentar aos detalhes. Por ser ambiente de trabalho, recomenda-se que as calças tenham lavagem escura e não sejam de jeans destroyed (com rasgados).
3- As cores
A cor é um dos elementos de maior impacto na formação da imagem. Além de as cores terem o poder de lhe deixar mais bonito (quando usamos as cores que possuem as mesmas características de nossa pele, ficamos com melhor aparência, como se tivéssemos tido uma ótima noite de sono. Você pode saber mais clicando aqui), você também transmite mensagens com as cores.
A psicologia das cores é o estudo estuda as emoções e sensações que o cérebro reage ao entrarmos em contato com as cores. No trabalho, mesmo em um ambiente casual, é importante que este elemento seja pensado para que você transmita ao outro sensações de acordo com sua função. Confira o quadro abaixo, que você pode ver no site original clicando aqui:
4- Trazendo as peças formais para combinações casuais
Mas e agora, o que fazer com aquelas peças da sua época em que tinha que ir formal? Usá-las! O blazer é uma ótima pedida para ser usado com uma t-shirt e jeans. Fica divertido e criativo sem perder a credibilidade. Uma super tendência é usar a calça social com polo ou t-shirt por dentro da calça com tênis. O mesmo caso do blazer: divertido e criativo sem perder a credibilidade.
5- Cuidado com suas escolhas
Trabalhando em um ambiente casual, você tem que ter cuidado com as peças que escolhe e seu estado de conservação. Muitas pessoas não prestam atenção à estes detalhes, que podem acabar sabotando sua imagem. Então, verifique se as peças estão limpas, passadas, não estão com bolinhas ou com pêlos dos pets.
A escolha de peças neste estado transmitem uma mensagem de desleixo. Cuidado!
Agora é com você
Tendo estas dicas, agora é a hora de você colocá-las em prática: abra o guarda-roupa, veja suas opções e prepare as combinações da semana! Espero que tenha gostado! Nos vemos na próxima!
[cta id=”854″ vid=”0″]