Muitos homens procuram o corpo ideal masculino. Mas cada um tem tipo físico e perfil diferentes. Não há como negar que somos pessoas únicas. No entanto, o corpo feminino e o masculino podem ser categorizados em tipos genéricos. É bem possível que você já tenha ouvido falar em algum desses modelos. Como se vestir para valorizar o corpo masculino? Para responder a essa pergunta, muitos consultores focam apenas na identificação de um tipo físico. Porém neste artigo, trataremos esse assunto de modo diferente.
Muito mais importante do que saber se o seu corpo é uma forma geométrica (oval, triângulo, triângulo invertido, retângulo ou ampulheta), se você quer parecer mais bonito, o ideal é perceber o que mais você gosta em você (para valorizar) e o que menos gosta (para disfarçar).
O processo de valorização do corpo tem muito mais a ver com o que você gosta ou não em seu corpo do que com regras fixas e padronizadas para milhares de homens. Por isso, hoje falaremos sobre os elementos de design das roupas. Afinal, conhecer cada um deles é o melhor caminho para esconder o que não agrada e explorar o que você acredita ter de melhor.
A importância das medidas
Antes de começarmos a abordar os elementos de design, já que estamos falando sobre o formato do corpo, precisamos trocar uma ideia sobre medidas. Muitos homens têm problemas com a escolha do tamanho e a forma da roupa que usam, prejudicando a própria imagem ao fazer más decisões.
A maneira como uma camiseta, calça jeans, bermuda ou qualquer outra peça que veste o corpo vai dizer muito sobre você. A escolha das medidas pode fazer com que você pareça um cara mega estiloso ou um completo desastre. Por isso, é preciso considerar esse quesito com muita atenção.
Para ajudar você a perceber se a roupa não cai bem, separei algumas dicas práticas. Você pode, inclusive, favoritar esse post agora mesmo para checá-lo sempre que for se arrumar para sair, até incorporar os conselhos, de fato. Acompanhe!
Camisas
Marcas em torno dos botões na região do peito não são legais, assim como o excesso de tecido em torno da cintura.
Calça jeans
Para além do formato do corpo, a escolha da calça jeans ideal tem muito a ver com a preferência pessoal. Alguns homens preferem calças mais justas criando um look mais moderno. Outros acham desconfortável e preferem os cortes mais tradicionais. Independentemente disso, o ideal é que a cintura esteja no tamanho certo, ou com uma folguinha leve, no máximo. Se estiver muito larga, corremos o risco dela escorregar e mostrar o que não queremos!!
T-shirts e Camisetas
Tome cuidado para não ficar com mais do que 1 centímetro da barriga visível quando for esticar os braços para os lados e para cima. Você pode, inclusive, sempre fazer o teste antes de sair de casa. Leve o conforto em consideração, observando se as mangas estão apertadas ou largas demais. O comprimento ideal é onde seu glúteo for mais saliente.
[cta id=”854″ vid=”0″]
Elementos de design das roupas
Ser um homem estiloso e elegante tem a ver com o fato de se vestir e se comportar segundo o seu pensamento, estilo de vida e tipo físico. Agora, vou mostrar como você vai parecer muito mais bonito se entender como jogar com os elementos de design das roupas. Se você quer descobrir tudo sobre como se vestir para valorizar o corpo masculino, chegou a hora!
Linhas
As roupas podem apresentar diversos tipos de linhas. Por mais simples que possa parecer, as linhas que aparecem no look são elementos importantes quando queremos nos vestir para valorizar o nosso corpo.
Elas podem ser internas (por exemplo: um zíper, costura ou um botão atrás do outro) e externas. Além disso, há linhas verticais, diagonais (alongadoras e emagracedoras) e linhas horizontais.
- linhas retas: marcam mais.
- linhas curvas: disfarçam mais
- linhas diagonais: o encontro das linhas forma um ângulo, certo? Visualmente, a região da ponta do bico diminui, enquanto a parte mais aberta aumenta. Por exemplo, o decote V chama mais atenção do rosto, já que o bico está para baixo
Formas
Convenhamos que nem tudo que é bonito no manequim fica bem em qualquer corpo masculino. O mesmo serve para as mulheres. Muitas vezes somos cativados por aquela foto no Instagram de uma marca. Achamos que a peça vai cair bem em nosso corpo, mas quando vestimos… Alguma coisa dá errado.
Isso costuma acontecer por conta do formato da roupa, que não consegue agradar a todos as preferências, evidenciando o que todo mundo gostaria de destacar.
Sendo assim, para não se enganar, fique atento às formas. Todos os tecidos que tem um formato avolumado vão fazer com que você pareça maior. Já as peças mais ajustadas e retas farão com que você fique mais enxuto. Um casaco com volume, por exemplo, vai deixar você mais redondo. Um trench coat, por exemplo, proporciona um visual mais alongado.
Cores
Entender as cores é fundamental para quem deseja saber como se vestir para valorizar o corpo masculino. Isso porque as cores são formadas por três características: temperatura, intensidade e profundidade.
As cores que chamam mais atenção para determinada região são as quentes, intensas e claras, enquanto as que chamam menos atenção são as frias, suaves e escuras. Quanto mais você souber sobre elas, mais ampla será a sua visão na hora de escolher uma peça no armário.
Temperatura
As cores podem ser quentes, frias ou neutras. Cores quentes são aquelas com maior presença de amarelo, enquanto as cores frias são aquelas que possuem mais azul em sua composição. Tons neutros são equilibrados de amarelo e azul.
Intensidade
A intensidade de uma cor se refere ao quão viva ela está. Cores intensas são aquelas puras, como nós conhecemos na época de escola antes de fazer misturas. Você se lembra?
Cores suaves são aquelas que já passaram por tanta mistura, ou adição de cinza, que perderam a força. Então, quanto mais pura, mais intensa. Quanto mais acinzentada e opaca, mais suave.
Profundidade
Profundidade se refere à cores escuras e claras. Quanto mais adicionarmos preto a uma cor, mais escura ela ficará. Enquanto que quanto mais branco, mais clara.
Texturas
Além dos elementos que citamos acima, outro fator que pode diferenciar um look, roupa ou até mesmo um estilo é a textura de um tecido. Pensando na valorização do tipo físico, quanto mais textura em determinada área, mais atenção chamará. Quanto mais liso, menos atenção.
[cta id=”854″ vid=”0″]
Detalhes que valorizam o corpo masculino
Homens baixinhos
Se não quiserem parecer ainda mais baixos, o ideal é que os homens de baixa estatura usem calça reta, linhas verticais e, se possível, calça com vinco. O blazer aberto é uma boa pedida, assim como a gola V. Looks monocromáticos também favorecem.
Há um mito que listras na horizontal irão fazer o homem ficar mais baixo e mais largo. Este efeito só acontece com listras largas e em alto contraste (grande diferença de cores). As listras finas e em baixo contraste estão liberadas!
Homens altos
Embora tenham mais chances de acertar no look, os homens altos precisam manter o cuidado se quiserem valorizar a altura. O blazer de três botões, por exemplo, é uma excelente opção. Já as calças largas podem causar um efeito tão indesejado quanto a calça com cós baixo, na modelagem reta. A camisa deve ter um comprimento até a região mais saliente dos quadris. Para homens altos, cuidado com camisas compradas em loja! As mangas podem ficar curtas, acabando com o refinamento da peça.
Homens gordinhos
Na hora de se vestir, a maioria dos homens gordinhos quer disfarçar a barriga e parecer mais magro. Se esse é o seu caso, dê mais atenção às linhas verticais. A calça com boca reta e cós na cintura é um padrão bem interessante para esse tipo. A camisa social fica para dentro da calça. Já as camisetas ou pólos podem ficar para fora ou colocadas para dentro apenas na frente, aparecendo a fivela do cinto.
Blazer aberto e levemente acinturado favorece muito mais, assim como o nó de gravata duplo e a camisa de colarinho francês ou italiano. Tome cuidado com as camisas sociais para fora da calça, pois elas aumentam a barriga.
Homens magros
Quem acha que é magro demais pode se vestir para parecer mais encorpado. Nesse caso, use calças com pregas e com o cós na cintura. Essa modelagem é ótima para aparentar volume e só cai bem com homens muitos magros. Camisas de mangas curtas ou compridas usadas para fora da calça pode realçar a magreza, assim como as calças de cós alto.
Linhas horizontais e sobreposições são opções que podem disfarçar a magreza muito bem. Assim como estampas arredondadas e tecidos com volume ou textura. Vá com calma na hora de optar por roupas justas, blazer acinturado e looks monocromáticos. Eles deixarão você mais magro.
Homens com pescoço curto e grosso
O ideal para esse tipo é usar gola V e camisas com o colarinho inglês ou tradicional. Fuja de golas altas e carecas. Se a gravata compor o visual, prefira um nós simples.
Homens com pescoço longo e fino
Nesse caso, a gola é bem-vinda. Considere também as blusas e casacos soltos, de preferência, que destaque os ombros. Blusa por fora da calça, levemente solta, é uma ideia interessante. Já as blusas justas são alarmantes. Evite peças com estampas e texturas, bem como casacos curtos.
Homens com braços finos e compridos
Os homens que possuem esse tipo de braço vão parecer mais favorecidos com mangas dobradas, levemente soltas, ¾ ou aquelas com punho ou detalhes. Acessórios como pulseira, relógio ou bracelete não devem ser muito grandes. Evite mangas curtas, raglã, muito justas ou muito soltas.
Homens com braços cheios
Mangas estreitas e casacos com lapelas longas são boas opções para quem tem os braços mais cheios. Já os casacos com ombreiras e qualquer outro detalhe nos ombros podem causar uma impressão esquisita. Fuja também das golas grandes, como a canoa.
Homens com ombros estreitos
A maior parte dos homens com ombros estreitos não quer que eles pareçam ainda mais estreitos, certo? Para causar equilíbrio, a dica é usar roupas que destaquem os ombros. Invista em peças com detalhes horizontais nos ombros, decote canoa e manga volumosa. Cuidado com blusas justas e manga raglã. O blazer com um pouco de ombreira também ajuda.
Homens com pernas e coxas grossas
Se você é avantajado nas pernas e coxas, cuidado para não evidenciar essa parte do corpo ao extremo. Calças e bermudas retas e soltas são boas alternativas para quem busca equilíbrio. Se você quer disfarçar a área inferior do corpo, use cores escuras, frias ou suaves.
Fique atento aos detalhes na altura dos quadris, pois eles podem realçar as pernas e coxas, assim como calças justas e shorts curtos. Evite bolsos com abas ou muito pequenos, e cintura muito marcada.
[cta id=”854″ vid=”0″]
Homens com pernas finas
A dica para os homens com pernas finas é a preferência por calças mais soltas, de bocas retas às largas (mas não muito grandes). Invista também em estampas e texturas na parte inferior do corpo.
Se não quer evidenciar a finura das pernas, coloque a camisa sempre para dentro para dar um pouco de volume. Fuja das calças de boca apertada, cintura alta ou camisa social para fora. Isso faz com que as pernas fiquem em evidência.
Conclusão
Nos últimos anos, a moda masculina cresceu em importância. A medida em que os homens perceberem que podem parecer muito mais bonitos e estilosos, essa indústria tomou novos formatos, se tornando muito mais relevante e lucrativa, e repleta de opções.
Espero que esse post seja um tipo de guia rápido para você recorrer todas as vezes em que pintar uma dúvida sobre como se vestir para valorizar o corpo. E lembre-se: sejam os braços, pernas, peito ou ombros, evidenciar o que você tem de melhor trará muito mais segurança e conforto ao se vestir.
Como consequência, você não só vai parecer mais atrativo, como também terá muito mais chances de vivenciar oportunidades que só um homem autoconfiante pode conquistar. Chegou a sua vez!
Até o próximo,
Nic Marçal